Método científico

          A pesquisa científica se faz de opiniões ou fatos isolados para identificar um problema que mereça estudo. Por que a flores que se abrem a noite são mais cheirosas? Qual a vantagem da zebra ter listras pretas e brancas? Por que não engordamos ao comermos hortaliças? Perguntas como essas fazem parte do nosso cotidiano e para respondê-las é imprescindível a aplicação do método científico.

Etapas do método científico


          Hipótese Explicação verdadeira ou não sobre um fato observado. Ex: Peixes da Lagoa Rodrigo de Freitas morreram em virtude da falta de O2 na água.

Planejamento experimental
Experimentos e testes aplicáveis na aceitação ou refutação de dada hipótese. Na elaboração de um experimento variáveis excedentes devem ser eliminadas para que se tenha certeza de sua aplicabilidade. Variações casuais são eliminadas pelas repetições e as variáveis excedentes são eliminadas através da utilização de um grupo controle.
Teoria
Uma vez suficientemente testada e comprovada uma hipótese é considerada uma teoria. Na biologia existem várias teorias aceitas na atualidade como a Teoria da Seleção Natural e a Teoria  de Hardy-Weinberg (Evolução). Ex: Se no experimento representado acima, com um número de repetições significativo, os peixes com aeração sobreviverem mais do que o grupo controle a hipótese foi confirmada.
Lei científica
Teorias amplamente aceitas na comunidade científica podem ser designadas leis, porém como verdades científicas são sempre provisórias, através da ciência nos aproximamos cada vez mais da certeza porém sem nunca atingi-la. Algumas “leis científicas” são ensinadas erroneamente em biologia como a Lei do uso e desuso (Lamarck) e as Leis de Mendel, que sabidamente possuem exceções.
Embora atualmente o conhecimento somente seja aceito se este for gerado a partir das etapas descritas acima, ou seja a partir de uma abordagem experimental que a partir das partes chega a um conhecimento mais amplo, chamamos este método de indutivo. Durante muitos séculos todo conhecimento gerado dependia de observações com hipóteses lógicas-dedutivas sobre o fato, onde a partir de hipóteses mais gerais chegava-se a conclusões mais específicas, chamamos este método de dedutivo.

1. Se ao mordermos uma goiaba encontramos um bicho, este originou-se a partir da própria fruta.
2. Analisando as goiabas podemos dividir goiabas jovens de uma mesma goiabeira em dois grupos
– o primeiro com goiabas ensacadas isoladas de agentes biológicos externos e
– o segundo com goiabas naturais sem nenhum tipo de modificação. Observa-se então que os bichos somente surgem nas goiabas não ensacadas.

→ Qual destes métodos acima é indutivo e qual é dedutivo?
Os seres vivos estão organizados em níveis, estes níveis estão em uma ordem crescente de acordo com o nível que cada um abrange. A Biologia é uma disciplina vasta abrangendo desde átomos (elementos químicos), moléculas orgânicas e inorgânicas, células e tecidos, órgãos e sistemas até os organismos. A Ecologia é o ramo da Biologia que trabalha nos níveis de organização acima do indivíduo, compreendendo o estudo das populações, comunida
des, ecossitemas e mesmo toda a biosfera. Ao longo desta variada escala, fatores variam em muitas ordens de magnitude. Biologia molecular pode ser exercida facilmente em pequenos laboratórios, mas ecologia de comunidades requer décadas e quilômetros quadrados. Eventos biogeográficos e históricos ocorrem em mais de um milênio de anos. Placas continentais movem-se a mais de milhares de quilômetros ao longo do tempo geológico. Mesmo que recentemente estudos tenham abordado fenômenos locais e eventos ocorrendo em curto espaço de tempo, novas subdisciplinas de macroecologia oferecem promissoras perspectivas regionais e globais.




OBS: você receberá em seu e-mail os exercícios, então meu lindo tenha um e-mail válido kkkkkk bjs!



Comentários