Níveis de organização em biologia

Os principais conceitos em Ecologia são:

 → População grupo de indivíduos da mesma espécie que vivem em um mesmo local e tempo com alta probabilidade de reprodução.
Ex: Sagüis (Callithrix jacchus) na floresta da tijuca.

→ Espécie Conjunto de indivíduos que partilham o mesmo fundo génico, morfologicamente semelhantes e capazes de se cruzarem entre si originando indivíduos férteis. O conceito biológico de espécie pode ser de difícil aplicação em organismos assexuados, fósseis etc. Ferramentas moleculares podem ser bastante eficazes no auxílio a classificação taxonômica.
Algumas espécies são semelhantes mas possuem origens evolutivas totalmente distintas

→ Comunidade conjunto interativo de populações de espécies distintas que vivem no mesmo local e tempo. Também são usados os termos Biocenose, Biota ou Taxocenose para o conjunto de espécies de um mesmo local.

→ Biótopo Meio físico onde vivem os seres vivos de um ecossistema (plantas, animais, microorganismos); é pois o local ocupado por uma comunidade biológica e é definido por parâmetros tais como o clima e características do substrato (ex: gases, umidade, temperatura, insolação, grau de luminosidade).

→ Ecossistema conjunto formado por todos os fatores bióticos (comunidade) e abióticos (biótopo) que atuam simultaneamente sobre determinada região. A alteração de um único elemento costuma causar modificações em todo o sistema, podendo ocorrer a perda do equilíbrio existente.

→ Biosfera região do planeta que contém todo o conjunto de seres vivos e na qual a vida é permanentemente possível. Pode ser considerada como o conjunto de ecossistemas do planeta Terra.

→ Habitat conceito usado em ecologia que inclui o espaço físico e os fatores abióticos que condicionam um ecossistema e por essa via determinam a distribuição das populações de determinada espécie. Para facilitar a compreensão, o habitat pode ser considerado o endereço da espécie.

→ Nicho Ecológico corresponde ao conjunto de atividades de uma espécie ao longo de todas as dimensões do ambiente. Inclui fatores físico-químicos como a temperatura, umidade e oxigenação; e fatores bióticos como espécies predadoras, alimentação e lugar para repouso. Pode se dizer que o nicho pode ser considerado a profissão da espécie.
 duas espécies distintas nunca possuem o mesmo nicho ecológico.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Método científico